O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), informou na manhã de ontem que o projeto executivo para a construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) será entregue hoje ao deputado estadual Estevam Galvão (DEM). O convênio com o Centro Paula Souza foi assinado em 2013 e, de acordo com o deputado, a obra deverá ser entregue no ano que vem. As informações foram passadas durante a apresentação de quatro novos veículos que complementarão o transporte escolar do município.
A construção da Fatec de Suzano será realizada no bairro Jardim Imperador, próximo à área onde estão localizados o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Faculdade Piaget e a nova unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi). O documento assinado em 2013, durante a gestão anterior, sofreu algumas dificuldades para tirar o projeto do papel. "A obra estava parada e não conseguimos evoluir em razão do processo jurídico com a empresa que deveria ter feito uma documentação. Mas, agora, já fizemos todo um acompanhamento do processo e acredito que amanhã (hoje) entregaremos os papéis para Estevam, que tratará com o Centro Paula Souza", disse o prefeito.
Por sua vez, o deputado afirmou que conversará com o Centro Paula Souza. "Se fosse pelo Estado, a Fatec já estava pronta. A prefeitura vai me entregar o projeto executivo e eu marcarei uma audiência ainda nesta semana para fazer com que no ano que vem Suzano tenha uma faculdade pública gratuita", prometeu o parlamentar.
Ônibus
Já sobre o transporte escolar, foram quatro novos veículos que complementarão o serviço. Ao todo, a cidade conta com 39 ônibus que promovem o transporte de alunos de 4 a 10 anos. Foram investidos aproximadamente R$ 579 mil por meio de emendas parlamentares de Estevam e do deputado Walter Ihoshi (PSD). "Isso é muito importante, pois trabalha com crianças e ajudará no transporte. O município tem uma área rural muito grande e creio que a Educação é primordial, por isso precisamos fazer mais investimentos como esse", afirmou o  democrata.
Serão atendidos 2,6 mil alunos da rede municipal mais 130 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Vamos começar a renovar a frota de ônibus do transporte escolar. O sistema está melhorando a cada dia e prometemos entregar novos equipamentos para o ano que vem", assegurou Ashiuchi. O veículos começarão a circular na semana que vem, após a finalização do emplacamento.
*Texto supervisionado pelo editor