O Complexo Educacional Mirambava receberá amanhã a Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, será aberto ao público e promoverá o debate de ações e políticas públicas direcionadas para o bem-estar da juventude.
A conferência terá o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências". Ao longo do dia haverá debates gerais e setorizados em torno de cinco grandes eixos: garantia de direitos e políticas públicas; prevenção e enfrentamento da violência; participação e protagonismo de crianças e adolescentes; orçamento e financiamento de políticas públicas; e espaços de gestão e controle social.
A programação terá início às 8 horas, com recepção e credenciamento dos participantes, que terão direito a voto e voz. Após, será realizada a palestra magna da trupe Parabolandos, tratando de maneira lúdica sobre o tema da conferência, além de discussões em grupo durante o período da tarde, encerrando com a plenária geral onde serão discutidas todas as propostas elaboradas, com votação dos participantes e encaminhamento do documento municipal.
O principal objetivo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é elaborar um grupo de 26 propostas, compostas em conjunto entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e a comunidade, tanto por adultos quanto por jovens. As propostas serão levadas para a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá entre janeiro e abril de 2019, e posteriormente para a conferência estadual, até julho de 2019, e para a conferência nacional, prevista para outubro de 2019.
Conquista do ECA
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Murilo Inocencio, afirma que o empenho da administração municipal em garantir ações e políticas públicas para a defesa dos jovens torna-se fundamental para a manutenção das conquistas obtidas desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.
"Garantir a plenitude dos direitos das crianças e dos adolescentes só se faz por meio de uma busca diária de toda a sociedade. Para isso, a cidade abre uma porta importante para toda a nossa comunidade, participar e abraçar de fato esse compromisso, que abrange todas as camadas sociais em todos os seus momentos, em todos os seus movimentos, garantindo Suzano nesse debate em andamento em todo o país", afirmou.
Mais informações sobre a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estão disponíveis por meio telefone 4745-2044. O Complexo Educacional Mirambava fica na rua Campos Salles, 884, no centro.