O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) avança mais um passo nas ações que visam reduzir as ocorrências de violência de gênero e violência doméstica na região e promove neste mês o curso de formação em Gênero e Masculinidades. A iniciativa é voltada exclusivamente para homens e vai atender servidores públicos das prefeituras do Alto Tietê.
O curso será ministrado nesta terça-feira e no dia 22 na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes, com coordenação do psicólogo e sociólogo Flávio Urra, do programa "E Agora José", grupo socioeducativo que funciona na região do ABC.
Participarão do curso 40 servidores públicos, com destaque para profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Guardas Municipais, áreas que atuam diretamente no atendimento de vítimas da violência.
"Esse trabalho de sensibilização do homem para as questões de gênero, masculinidades e violência doméstica é fundamental para que a região possa melhorar o atendimento de vítimas e, principalmente, reduzir os casos de violência", explica Fabiana Costa, coordenadora da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat.
O curso de formação em Gênero e Masculinidades será realizado das 8 às 17 horas e os participantes receberão certificado.
Grupo
No primeiro semestre deste ano, o consórcio criou, dentro da Câmara de Políticas Públicas para Mulheres, um grupo especial de Gênero e Masculinidades para desenvolver estratégias para sensibilizar os homens com o objetivo de transformá-los em parceiros dos movimentos contra a violência. O curso será a primeira ação decorrente deste novo grupo.
"A capacitação dos servidores públicos que atuam com as vítimas é o primeiro passo para diminuir os casos de violência, já que eles serão multiplicadores", ressalta a coordenadora Fabiana.