Os comerciantes de Mogi das Cruzes aprovam as alterações discutidas nos últimos dias pelos Integrantes da Comissão Especial de Vereadores Mogi Mais Viva/Empreendedorismo sobre o tamanho e a utilização da comunicação em outdoors e totens no município. De acordo com a nova proposta (leia sobre a discussão entre vereadores na página 5), os lojistas poderão escolher os tamanhos dos cartazes expostos nos comércios da cidade. O Grupo Mogi News esteve na manhã de ontem no centro da cidade para ouvir os comerciantes.
A Lei nº 6.334/2009, conhecida como "Lei Mogi Mais Viva", entrou em vigor em 2009. Agora, o grupo de vereadores pretende formalizar as primeiras propostas, com o objetivo de incentivar o comércio central, principalmente durante as vendas de fim de ano. As principais sugestões dizem respeito à publicidade nas vitrines, que deve ficar mais à mostra dos consumidores, e parte das fachadas dos estabelecimentos comerciais, atendendo pedido dos próprios comerciantes.
O proprietário de uma loja de calçados de Mogi, Hyro Cardoso, disse que essa alteração será muito bem vinda para quem tem estabelecimento comercial. "Sou totalmente a favor dessa alteração porque, atualmente, nós temos um limite máximo de 1,5 metros para o tamanho dos cartazes nas vitrines. Muitas vezes um cliente passa pela rua e a publicidade chama atenção para o produto. Acho que o tamanho desses outdoors devem ser de responsabilidade dos próprios comerciantes", sugeriu.
Já a proprietária de uma loja de roupas, Jussara Correa Knipell Soto, acredita que os lojistas devem ser beneficiados com as adaptações na lei, mas sem exageros, pois a implantação de muitos cartazes pode causar poluição visual. "Eu acredito que o tamanho ideal dos cartazes deve partir totalmente dos lojistas, mas a publicidade em excesso também cria uma poluição visual na cidade. Mas acho que a lei deve ter alterações para facilitar o trabalho do comércio em geral. Se não conseguimos divulgar bem o produto, perdemos vendas", contou.
Adequações
Os vereadores da CEV devem se reunir nos próximos dias com o prefeito Marcus Melo (PSDB) a fim de definir algumas adequações à lei. Além do tamanho dos cartazes, também serão discutidos a revitalização de fachadas e o ordenamento de fiação elétrica.
*Texto sob a supervisão do editor