A chuva do final de semana não ocasionou nenhum registro de ocorrência nas cidades de Arujá, Guararema, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Entretanto, choveu em torno de 20 a 24 milímetros, um número considerado baixo, conforme as prefeituras informaram ontem à reportagem. Da mesma forma como os 56 pontos de risco de Poá e Suzano estão sendo monitorados, as áreas perigosas nas quatro cidades também estão sendo observadas. Com as chuvas, áreas consideradas inapropriadas para se morar podem ser atingidas por desastres naturais, como por exemplo, os deslizamentos de terra.
Em Mogi, no dia 1º de dezembro, será iniciada a Operação Verão, que se estende até o dia 31 de março e segue o calendário da Defesa Civil. Durante esse período, a prioridade são os atendimentos aos casos de urgência e emergência causados pelas chuvas.
Já em Itaquá, apesar da chuva ter registrado apenas 20 milímetros, as áreas de risco estão sendo acompanhadas por meio de patrulhas. "Os locais com possibilidade de deslizamentos estão sendo monitorados sempre que são registradas chuvas permanentes e contínuas independente do volume registrado", informou a administração. (L.P.)