Mogi das Cruzes possui 24 áreas em alerta, que merecem atenção especial com a proximidade do verão, época de fortes chuvas. Dentre os locais que terão monitoramento especial, seis são de deslizamento, 12 de alagamento e outras seis de enchentes. A informação foi divulgada ontem durante o lançamento do projeto da prefeitura "Operação Verão". O objetivo da ação é tomar medidas corretivas e as preventivas nessa época do ano.
A operação acontecerá entre 1° de dezembro e 31 de março, de acordo com o calendário da Defesa Civil do Estado. Segundo a prefeitura, durante esse período, a cidade tem como prioridade o atendimento a emergências ocasionadas pelas chuvas e o monitoramento climático. A operação foi anunciadas ontem à tarde no gabinete do prefeito Marcus Melo (PSDB), junto com secretários e representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil e Militar.
O órgão ressaltou que não há áreas de risco iminente de deslizamento e as que existem atualmente são áreas particulares e regularizadas. Além do risco de deslizamento, pode haver alagamentos e de enchentes. A operação mapeou os locais que precisarão de maior cuidado. Os riscos de deslizamento estão nos bairros Vila São Paulo, Residencial Itapety, Jardim Margarida, Jardim Piatã, Vila Nova União e Jardim Aeroporto III. Já os riscos de alagamento, somam 12, localizados no centro, Ponte Grande, Mogilar, Socorro, Nova Mogilar, Vila Estação, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Layr, Cezar de Souza, Sabaúna e Vila Natal. Já os maiores riscos de enchentes são os bairros de Ponte Grande, Jardim Náutico, Chácara Guanabara, Cezar de Souza, Jardim Santos Dumont, Jardim Aeroporto e Jundiapeba.
A Secretaria de Segurança informou que o trabalho de policiamento também será intensificado. "A partir deste mês, temos um plantão 24 horas da Defesa Civil, juntamente com o setor de fiscalização, para atender a população", disse.
O secretário de serviços urbanos, Dirceu Lorena de Meira, falou que o trabalho preventivo durante o ano foi muito grande. "Tivemos um aumento de mais de 70% de ações preventivas nas estradas vicinais e nos últimos dois meses nós intensificamos a poda de árvores, junto com as secretarias do Verde e de Obras". Ao todo foram executados 170 podas nos últimos 30 dias e ainda serão mais 190 nos próximos 20 dias.
O prefeito Melo também citou sobre operações especiais durante as semanas de festas de fim de ano. "Estamos com a GCM atuando em todos os dias na área central, além de reforçar a Atividade Delegada junto à Polícia militar, ou seja, desde a semana passada essa ampliação na segurança já vem acontecendo".
O prefeito também informou que 40 alunos da Guarda Municipal Civil, que estão em período de formação, atuarão durante a Operação Verão. "Nosso desejo é que eles possam estar presentes no centro reforçando a segurança. Será um aprendizado importante para eles", completou.
A Secretaria Municipal de Transporte informou que fará a sincronização do semáforos aos fins de semana para facilitar o transporte que nesta época é mais intenso por conta das férias escolares, festas de fim de ano e do comércio aquecido.
*Texto supervisionado pelo editor.