O Black Friday foi comemorado na última sexta-feira e algumas lojas de Mogi das Cruzes permanecem com descontos em seus produtos. O mês de novembro já vem se destacando como um dos melhores períodos para o comércio do país, em razão das ações que estimulam as vendas, como a Black Friday, a Black Week e a Cyber Monday. Além disso, a entrada da primeira parcela do 13º salário também impulsiona as vendas. A data surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos, após duas instituições financeiras terem quebrado. Diferentemente da comemoração nos outros países, no Brasil a Black Friday começou exclusivamente em meios online e depois passou para o varejo físico.
De acordo com os comerciantes da cidade, a Black Friday promoveu um aumento de 40% das vendas em relação ao mesmo período no ano anterior. A equipe do Grupo Mogi News esteve na manhã de ontem no Largo do Rosário para ouvir uma análise dos lojistas sobre as compras.
Conforme revelou o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, durante o último final de semana as vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 6,2% em todo o país, acima do aumento de 4,9% verificado no mesmo período de 2017.
O gerente de uma loja de calçados de Mogi, Matheus Henrique Monteiro de Oliveira, confirmou que neste ano as vendas foram melhores do que no ano passado. "Em relação a Black Friday do ano passado, tivemos um acréscimo de 40% na comercialização. As pessoas aproveitaram o dia e já fizeram as compras para as datas de fim de ano. Até por isso continuamos com algumas promoções na loja", afirmou.
Apesar da maioria das lojas colocarem seus produtos em promoções no dia da Black Friday, muitos comércios realizaram a Black Week, quando as mercadorias ganham desconto durante a semana que antecede a Black Friday. "Nós vimos a possibilidade de estender essa data, então estamos fazendo as promoções durante duas semanas e as pessoas têm aceitado bastante. Acredito que os descontos irão durar até esta sexta-feira, para aproveita o 13º salário", complementou Matheus.
Nesta sexta-feira, grande parte dos mogianos irá receber a primeira parcela do 13º salário, o que também é um contribuidor para as vendas aumentarem, conforme disse o vendedor de uma loja de roupas, Jonas Axelson. "Lucramos bem na Black Friday. Acredito que esse número irá crescer mais um pouco em razão do 13º salário", comentou.
Já o gerente de uma loja de imóveis, Adriano Junior Dias, falou que o comércio irá continuar com algumas promoções para aproveitar o fim de ano. "Neste período, muitas pessoas estão procurando presentes, portanto alguns descontos irão permanecer, não sei até quando. Mas aqui na loja as compras aumentaram bastante durante a Black Friday e acredito que ainda poderá melhorar um pouco mais", concluiu. (R.J.)