Os moradores de Biritiba Mirim podem participar de uma consulta pública on-line e apontar quais as dificuldades que enfrentam com a mobilidade urbana na cidade, já que a prefeitura está realizando um Plano de Mobilidade Urbana para justamente entender a situação e melhorar a acessibilidade. Com a elaboração do projeto, a administração pretende participar de um programa do Ministério das Cidades, conforme informado esta semana à reportagem.
A consulta pública pode acessada no site da prefeitura. Lá, o morador precisa informar quantas pessoas residem com ela, se todas utilizam o transporte que é oferecido na cidade e se ele está suprindo as necessidades. Além disso, o questionário traz questões sobre os horários mais utilizados, para qual atividade é usado e se o principal deslocamento é dentro da cidade. Com isso, a resposta ficará registrada no sistema. "Pretendemos fazer pelo menos mais três tipos de consultas públicas com associações voltadas à área para que o plano possa ser de todos", ressaltou a gestão, apesar de não ter informado datas para o lançamento das próximas etapas.
Uma das dificuldades em Biritiba Mirim é a questão do transporte municipal. Atualmente, só há a linha intermunicipal. Quem reside em bairros afastados não tem opções para chegar até o centro da cidade ou até mesmo em um ponto de ônibus mais próximo, tendo que caminhar, caso não tenha um veículo próprio. A reportagem questionou se essa situação está dentro do plano e a resposta foi positiva, pois as necessidades serão estudadas para serem implementadas de uma forma eficiente.
Já em relação ao transporte por aplicativo, que é algo incomum no município, a administração explicou que já existem conversas para regulamentar, caso se torne necessário, mas que a população costuma utilizar táxis.