O bairro Miguel Badra vai contar com um reservatório provisório como forma de minimizar os impactos das chuvas durante os meses do verão. Atualmente, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano está providenciando essa espécie de "piscinão" em uma área pública municipal localizada na rua Mário Bochetti. Desta maneira, será possível evitar que haja alagamentos naquela região. A previsão é de que esse trabalho se estenda ainda pelos próximos 15 dias.
De acordo com o chefe da pasta, Ari Serafim Barbosa, o reservatório terá 1,5 mil metros quadrados e está sendo implantado junto a uma vala existente no local e que é responsável pela captação de grande parte da água de chuva que vem dos trechos mais altos do bairro, do Sesc e da Cidade Boa Vista.
Uma máquina é está sendo utilizada exclusivamente para remover a terra do local e assim formar esse reservatório. O método é o mesmo utilizado na região composta pelo Jardim Belém, Jardim Nazareth e Jardim Portugália, onde foi implantado um semelhante. O local também é tradicionalmente bastante afetado pelas chuvas.
"A intenção não é reter a água direcionada para lá, mas sim deixar um espaço para que possa fluir de maneira mais lenta até escoar para o outro lado da estrada Mário Covas e desaguar no rio Tietê. Como ali é a parte mais baixa do bairro, é inevitável que não haja vazão suficiente e ocorram inundações. Por isso a ideia de ampliar um trecho da vala já existente e torná-la capaz de receber esse volume", explicou o secretário.
Limpeza de valas do bairro
Além da implantação do "piscinão" provisório, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos também realiza a limpeza de valas no Miguel Badra. A expectativa é de que com todos esses trabalhos juntos seja possível garantir o fluxo seguro de dez mil metros cúbicos de água, reduzindo assim as possibilidades de alagamentos e evitando transtornos e prejuízos para a população local. "Queremos proporcionar aos moradores do bairro mais tranquilidade em situações de chuva", concluiu Barbosa.