Tópicos do Plano Municipal de Turismo (PDTur), documento que vem sendo elaborado por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Arujá e a Univeritas/UNG, foram discutidos em audiência pública na câmara, na quarta-feira. Participaram do evento alunos da universidade, representantes do Conselho de Turismo e vereadores, além de profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo.
Para desenvolver o documento, 32 estudantes do curso de turismo realizaram pesquisas e quatro visitas técnicas ao município desde o mês passado. Eles elaboraram um inventário turístico com as informações colhidas junto a estabelecimentos comerciais, rede hoteleira e locais com atrativos naturais. O levantamento serve de base para o plano, que aponta diretrizes para o aproveitamento do potencial turístico de Arujá.
De acordo com a professora Cláudia Parra, coordenadora do curso, um dos objetivos é conseguir, junto ao governo estadual, que a cidade torne-se de interesse turístico o que, entre outros benefícios, permitirá a captação de recursos para a realização de investimentos na área. A cidade, no entanto, deve atender a requisitos específicos para conquistar a classificação. "Os municípios turísticos são aqueles que apresentam expressivos atrativos de uso público e que se desenvolvem de acordo com sua vocação turística para oferecer condições adequadas de recepção ao turista, promovendo ainda melhor qualidade de vida para sua população", destacou Cláudia. Ela explicou a importância do turismo como fator de desenvolvimento e crescimento social, cultural, político e econômico.
Dados
Segundo o levantamento, Arujá possui 21 pontos de infraestrutura turística, o que é considerado um fator positivo para atrair e gerar fluxo de turismo. É necessário, porém, criar propostas para aperfeiçoar o atendimento e a experiência dos visitantes. Entre as sugestões apresentadas, está a criação do Posto de Informações Turísticas (PIT) para gerar divulgação, criar facilidades e agilizar o trânsito do turista.
Após a apresentação detalhada dos dados, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama e os vereadores Rafael Laranjeira (PSB) e Ana Poli (PR) aproveitaram a oportunidade para fazer apontamentos e contribuir com a elaboração do projeto. A previsão é de que o documento seja entregue oficialmente em março. Ele deverá ser apreciado pelo Legislativo para então virar lei. Também participou a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: Bruno do Prado, Marilisa Cajueiro, Elaine Mariano e Elizabete Bernardes.