A Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD) de Mogi das Cruzes começou ontem o atendimento de pacientes das cidades do Alto Tietê. A medida foi viabilizada pelo convênio firmado entre o Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a entidade mogiana. Desde o dia 1º de novembro, a unidade tem recebido os pedidos de atendimentos dos demais municípios da região - até agora foram 44. No período, foi realizada a análise das fichas e agendada a primeira consulta. 
Pela parceria entre a AACD e o Condemat, 350 pacientes da região poderão ser atendidos pela instituição. A médica fisiatra (Medicina Física e Reabilitação) Bruna Mello Wojciuk, esclareceu que a unidade já ampliou a carga horária dos funcionários para atender a nova demanda. Atualmente, a unidade conta com 25 funcionários, entre a médica, terapeutas e a equipe administrativa. A expectativa é de que esse número cresça de acordo com o aumento da demanda. A médica esclareceu ainda que até o início do atendimento, é necessário seguir alguns passos burocráticos. "O processo começou no dia 1º de novembro. Os pacientes têm que procurar a Secretaria de Saúde do município, que enviará o relatório para o Condemat. No primeiro dia, recebemos quatro relatórios, no dia 9, foram outros 40. Desse total, quatro não eram elegíveis, pois não são patologias que cuidamos. Existe uma lista de CID (Classificação Internacional de Doenças) que atendemos", disse.
Entre os pacientes atendidos pela AACD estão aqueles com paralisia cerebral, lesão encefálica adquirida, lesão medular, má formação congênita, amputados, esclerose múltipla, parkinson e doença neuromuscular. "A AACD é uma instituição especializada em deficiência física. Algumas pessoas têm um pouco de dúvida e encaminham pacientes com síndromes ou autismo, por exemplo", detalhou a médica.
Segundo Bruna, ao chegar à AACD, o paciente passa por um avaliação global com todos os terapeutas. Entre os serviços oferecidos estão Fisioterapia, Fisioterapia Aquática e Fonoaudiologia. Além de terapias individuais, a unidade também oferece terapia com mais de um profissional. Os pedidos recebidos até agora são das cidades de Santa Isabel, Poá, Salesóplis, Arujá, Suzano, Biritiba Mirim e Guararema.