A segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicada no domingo em 1,7 mil municípios do Brasil. A prova reuniu questões de Ciências da Natureza e Matemática. A equipe do Grupo Mogi News visitou na manhã de ontem a Escola Estadual Irene Caporali de Souza, em Mogi das Cruzes, para ouvir a expectativa dos alunos em relação ao resultado do teste.
A escola mogiana oferece atividades especiais que estimulam o bom desempenho dos alunos nas provas e vestibulares. A unidade, de período integral, também trabalha a educação democrática entre os jovens. De acordo com a coordenadora da escola, Kelly Valim Santana, a expectativa para o resultado da prova é muito positiva. "Aqui na escola nós temos atividades que são oferecidas para todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Nessas medidas, eles estudam técnicas de como se comportar nos vestibulares, além de, também, estudar as questões aplicadas em testes anteriores", afirmou.
Em razão dessa preparação aplicada na escola, os alunos estão positivos para o resultado da prova, como disse o estudante Renan de Aquino, 17 anos. "Nós recebemos uma preparação muito boa para a prova, portanto acho que, em razão dessa bagagem que adquirimos, não senti dificuldades em realizar o Enem. Os temas das maiorias das questões já haviam sido estudados, inclusive da própria redação", contou.
A prova foi realizada em duas datas. A primeira, aplicada no dia 4, teve os temas que envolvem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já a segunda etapa, realizada no domingo, contemplou a aplicação da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.Conforme avaliou o estudante Matheus Balbino, 16, uma das etapas mais complicadas foi a primeira. "Acho que a mudança para o horário de verão atrapalhou muito no dia da prova e confundiu muita gente, mas, em geral, acredito que fui bem nas duas partes. Quero fazer o curso de Aviação Civil e estou confiante", relatou.
Já a estudante Thabata Tayrine, 17, concluiu dizendo sobre a importância das escolas estudarem os temas com os alunos. "Nós, aqui, recebemos um grande preparo por parte dos professores e coordenadores para realizar as provas e vestibulares. Todas as escolas devem incentivar seus alunos também", disse.
Mudança
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem, entrou com uma liminar que provocou mudança na programação de alguns shows da Virada Cultural, realizada em Mogi das Cruzes neste fim de semana.
Os palcos da Avenida Cívica e do Largo Bom Jesus receberam uma adequação dos eventos para não atrapalhar os alunos que realizaram o teste em locais próximos. O estudante Matheus Balbino, 16, ressaltou a relevância de eventos como esse na cidade. "Achei muito importante essa programação em Mogi porque os jovens que iriam realizar o Enem puderam relaxar um pouco. Os shows não atrapalharam na hora de realizar a prova", discordou o estudante.
* Texto supervisionado pelo editor.