O Alto Tietê deve receber 26 novos médicos do programa Mais Médicos até o dia 14 de dezembro, data limite para se apresentarem nas prefeituras. As cidades contempladas são as que perderam os profissionais cubanos após a saída de Cuba do programa: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano. Enquanto os novos médicos não chegam aos equipamentos de Saúde, as prefeituras estão optando por uma reorganização para que os pacientes não sejam prejudicados. As informações foram passadas essa semana à reportagem do Grupo Mogi News.
A decisão do país caribenho em deixar o programa aconteceu no último dia 14 após não concordar com declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, a região perdeu ao menos 30 profissionais. No entanto, com a abertura de edital do Ministério da Saúde, novos profissionais se inscreveram no programa e escolheram os municípios da região para atuarem.
A cidade que perdeu o maior número de médicos foi Itaquá, com 11. Apesar disso, a Secretaria de Saúde afirmou que as vagas já foram preenchidas e estão aguardando o início dos trabalhos dos profissionais. "Dos 11 médicos cubanos que atendiam na cidade, oito já foram embora e os outros três aguardam a convocação do governo de Cuba", informou.
Suzano também estava entre os municípios mais afetados, já que perdeu dez profissionais. Assim como em Itaquá, as vagas também já foram preenchidas. "Eles devem se apresentar até 14 de dezembro", apontou a administração municipal.
Em Biritiba, onde atuavam quatro médicos cubanos, duas vagas já foram preenchidas. De acordo com o Executivo, os profissionais sinalizaram o interesse na cidade. Enquanto não iniciam o atendimento, está sendo feita uma "realocação temporária de médicos que já atuam em outros locais para suprir parte da demanda".
A situação é a mesma em Arujá, onde oito médicos do programa atuavam, sendo apenas três cubanos. A cidade já recebeu o posicionamento de duas médicas para preencherem as vagas. Em Ferraz, onde havia apenas um médico cubano, a Secretaria de Saúde informou que outro profissional já sinalizou o interesse na vaga.
As únicas cidades da região que não são contempladas pelo programa é Guararema e Poá. Mogi das Cruzes também não participa. Já Salesópolis e Santa Isabel, cidades afetadas com a saída dos profissionais caribenhos, não retornaram as informações até o fechamento desta reportagem.