Os poaenses terão hoje mais uma oportunidade de participar das ações alusivas ao Novembro Azul, que acontecem na cidade desde terça-feira. A atividade, que é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Mulher, terá seu último dia de atendimento na Unidade Básica de Saúde Tito Fuga, em Calmon Viana, das 8 às 14 horas.
Dentre as ações definidas estão o Exame de Monitoramento de Câncer de Próstata (PSA), fisioterapia, acupuntura, osteopatia, Índice de Massa Corpórea (IMC), audiometria, teste rápido, prevenção de saúde bucal e orientação de planejamento familiar.
Para realização dos exames é necessário apresentar documento com foto e cartão SUS na unidade de saúde. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para que tenham atenção e respeito às doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, até o final deste ano, mais de 68 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil.
Para o vice-prefeito e secretário da Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o trabalho de conscientização é de extrema importância para salvar vidas. "O homem geralmente não tem muita aproximação com o autocuidado. Creio que seja até uma questão social e cultural. Precisamos mudar essa situação, pois o homem que se ama e ama sua família precisa cuidar de sua saúde", disse.
Durante a semana, a ação itinerante foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Jardim América, Jardim São José, Jardim Nova Poá e centro, sendo finalizada em Calmon Viana.