Para promover o descarte correto de medicamentos vencidos ou daqueles em que o paciente teve o tratamento descontinuado, o vereador Mauro Margarido (PSDB) apresentou um anteprojeto para a Prefeitura de Mogi. Na indicação, o tucano sugere que as farmácias da cidade passem a coletar os remédio e orientem os clientes sobre a destinação adequada.
Margarido ressaltou que a proposta visa ampliar o trabalho que já é realizado pelo programa "Jogue Certo", da prefeitura, que desde 2013 recebe nas unidades de saúde medicamentos vencidos ou que deixaram de ser utilizados pelos pacientes. "Achamos importante que essa medida seja mais fomentada. Esse é um assunto sério, já que os medicamentos vencidos nas casas podem ser ingeridos por crianças", destacou.
O vereador defendeu que além do risco para a saúde, os medicamentos podem causar danos ao meio ambiente quando são jogados em pias e vasos sanitários, ou até mesmo no lixo comum. "A ideia é fazer com que as farmácias ou os outros pontos de coleta tenham um maior empenho no recolhimento dos medicamentos vencidos e que a população tenha um acesso fácil ao local de descarte. Às vezes as pessoas não levam, pois não sabem que tem um local adequado", avaliou.
Fora do ar
A TV Câmara deixou de transmitir as duas últimas sessões ordinárias. O problema ocorreu por causa de uma manutenção é realizada na antena do canal. A expectativa é de que o serviço seja concluído nesta semana. (L.N.)