Os dois anos de funcionamento da unidade UnicaFisio (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), em Braz Cubas, foram comemorados por alunos e funcionários na tarde de ontem. Ao longo do período, o espaço realizou 58.534 mil atendimentos e recebeu 95% de aprovação. O espaço, que oferece atendimento para pessoas acima de 60 anos, tem 700 alunos inscritos nas práticas de atividades físicas, aquáticas, recreativas monitoradas - como hidroginástica, musculação, sala de jogos e oficina de trabalhos manuais. Tudo é feito sob orientação de profissionais especialistas.
A unidade, que fica localizada ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), atende também 320 pacientes na fisioterapia. Mais de 700 alunos estão na fila de espera para se inscreverem nas atividades de promoção à saúde.
Nadir Pereira, 65 anos, é moradora do conjunto Santo Ângelo e usa o espaço há quatro meses. Ela faz escolinha da coluna, aula de dança, escolinha da memória, artesanato e academia. "Eu passo o dia inteiro aqui (Unica), tudo é bem organizado. Mas faltam algumas coisas, como ar-condicionado e cortinas, além de um espaço para lanches", sugeriu. Nadir começou a fisioterapia por causa de dores nas costas. O secretário de Saúde, Marcello Cusatis, contou que o perfil da unidade é, além de promover trabalhos para a reabilitação e promoção da saúde, também voltado para a integração social dos idosos. "A socialização potencializa o tratamento e melhora a alto estima. Muitos ficavam em casa, desanimados ou até sozinhos. Frequentando aqui, eles têm atividades durante o dia todo", descreveu.
A unidade de Brás Cubas tem duas frentes: a primeira é a promoção da saúde com as práticas de diversas atividades, já a segunda, é a reabitação por meio do tratamento fisioterápico. Os alunos que entram para participar das atividades não têm alta, são alunos fixos. Já os pacientes da reabilitação são rotativos e podem optar por fazer as atividades logo após o término do tratamento de fisioterapia.
A coordenadora do espaço, Luriana Toledo, disse que o modelo da Unica diminui as consultas médicas constantes. "Eles passam a não precisar passar tanto pelo posto de saúde e pronto-socorro por conta do tratamento e atividades, o que significa que a nossa unidade acaba proporcionando uma qualidade de vida melhor, mantendo o bem estar e diminuindo o uso de medicamentos", avaliou.
O secretário Cusatis informou que em junho desse ano o agendamento de consultas pelo telefone 160 no Sistema Integrado de Saúde (SIS) foi adaptado para que às sextas-feiras sejam reservadas apenas aos idosos, segundo projeto de Lei de autoria do vereador Edson Santos (PSD). "Eles (idosos) tem três mil agendamentos por mês, então reservamos uma atenção especial em um dia da semana, para que não tenham que esperar muito pela consulta. Provavelmente daqui a dois meses poderemos dizer que houve uma diminuição dessa demanda", estimou.
O secretário ainda acredita que com a terceira unidade da Unica, em Cesar de Souza, a fila de espera de mais de 700 pacientes seja suprida. Os alunos que moram no entorno de César de Souza serão transferidos para a nova unidade, facilitando o acesso desses pacientes.
*Texto supervisionado pelo editor.