No período de 19 a 24 de outubro não haverá atendimento no Pronto Atendimento (PA) do Parque Rodrigo Barreto porque o serviço será transferido para o prédio construído para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A Secretaria de Saúde informou o Conselho Municipal de Saúde em reunião na última quarta-feira (10/10) e a Câmara de vereadores na última quinta-feira (11/10) por meio de ofícios.
Nos próximos dias serão fixados placas e banners na unidade para informar sobre o período de fechamento e o novo local de atendimento. Os cinco dias de fechamento são necessários para a mudança de todos os equipamentos, mobiliário e documentos para o prédio novo. No caso do raio-x houve a necessidade da contratação de uma empresa especializada na instalação do aparelho.
A mudança do serviço está ocorrendo para dar mais conforto e qualidade aos pacientes, melhores condições de trabalho aos funcionários e só é possível porque o presidente Michel Temer assinou o Decreto Federal 9.380/2018, autorizando os municípios a utilizarem para outros serviços de saúde os prédios construídos inicialmente para as UPAs.
A Secretaria de Saúde está estudando de que forma o prédio atual do PA será utilizado após o fechamento. PAs e Maternidade
Na reunião do Conselho Municipal de Saúde, a secretária Carmen Pellegrino também explicou que tanto o PA Barreto quanto o Central e a Maternidade Dalila Ferreira Barbosa serão administrados por uma nova organização social a partir do dia 19. Ela substituirá a Inovação, atual responsável pelo serviço. "Vamos fazer esta transição da melhor forma possível porque não pode haver descontinuidade nos serviços. Aliás, já está no contrato que o atendimento do PA Barreto ocorrerá no prédio da UPA, o qual iremos alterar a fachada dentro destes cinco dias de mudança, para caracterizar que lá funcionará o Pronto Atendimento", afirmou. O endereço do novo PA Barreto será a rua Rogério de Andrade Santos (antiga Rua 30).