A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola, finalizou no sábado passado, o tratamento bucal completo de 124 crianças da rede municipal de ensino. A partir de agora, o Programa começa a visitar as unidades do município realizando a aplicação de flúor e ensinando a escovação.
A iniciativa começou no dia 20, quando 50 crianças passaram pelos procedimentos necessários. Já no dia 27, a adesão foi maior e 83 alunos receberam o tratamento. Do total de 133 estudantes, nove iniciaram o tratamento no dia 27, mas foram encaminhados para sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para a conclusão das intervenções. De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal de Ferraz, Carla Rosana Rocha, o maior problema encontrado na boca das crianças foi a existência de cáries.
Os alunos atendidos são das unidades de ensino indicadas pelo Estado como prioritárias dentro do Programa Saúde na Escola e possuem idade entre 6 e 12 anos. Os estudantes atendidos são da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) José Sebastião e Maria Andena Costa, e da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Thomaz Alckmin.
Ainda segundo a coordenadora Carla, a ação foi positiva e a intenção é continuar o trabalho. "Foi muito gratificante, alcançamos nosso objetivo com o empenho da equipe e adesão dos pais que trabalham durante a semana e não conseguem levar seus filhos no dentista das UBSs. Para o ano que vem, pretendemos novamente fazer esta ação, agora duas vezes ao ano, além das orientações que faremos em todas as escolas da cidade", afirmou Carla.