O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz de Vasconcelos, realizou ontem uma ação com aproximadamente cem crianças. Os pequenos, são filhos ou netos de pacientes do equipamento. O evento faz parte da comemoração do Dia das Crianças e teve como objetivo estreitar os laços entre paciente e SAE.
Durante a tarde, os responsáveis e as crianças puderam acompanhar uma palestra sobre saúde bucal em um espaço aberto para que eles pudessem esclarecer dúvidas. Logo em seguida houve um café e a distribuição de brinquedos e doces para as crianças. Para isto, o SAE contou com a doação de comerciantes locais e do Fundo Social de Solidariedade do município.
O SAE atende não só demanda livre para testes rápidos de doenças infectocontagiosas, como HIV, sífilis, hepatites B e C, tuberculose e hanseníase, mas também realiza o tratamento quando o resultado do teste é positivo. Foi justamente estes pacientes que participaram da celebração do Dia das Crianças. De acordo com a equipe do local, muitos não podem ser tratados em grupo, por isso é essencial atividades de integração.
Segundo o secretário de Saúde de Ferraz, Aloísio Lopes Priuli, eventos como este contribuem de vários formas no ambiente de tratamento. "Com este evento, nós aproximamos não só o paciente, mas também a família, o que é muito importante até para o tratamento. Isso também desencadeia uma sensibilização do profissional da saúde no acolhimento ao paciente. É isso que o prefeito Jose Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, preza, um atendimento humanizado", concluiu Priuli.