A Rota da Luz foi construída para ser a solução dos romeiros em suas caminhadas rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, no entanto, a falta de estrutura e segurança ainda preocupam. A rota foi criada pelo governo de São Paulo em abril de 2016, na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). 
Será comemorado amanhã o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data marca os 301 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, segundo relato de pescadores de Guaratinguetá. A Basílica da cidade de Aparecida, na região do Vale do Paraíba, receberá milhares de devotos que enfrentarão quilômetros a pé, por meio da romaria.
Segundo o coordenador do grupo "Caminhando com Maria", Edson Luis da Silva, a estrada precisa de manutenção. "O projeto é muito bom, porém a logística e o cuidado com a rota deixam a desejar. Não tem estrutura. Não vamos deixar de fazer a travessia pela via Dutra, onde temos suporte de ambulância e polícia, para passar pela Rota da Luz, que é um lugar deserto e sem condições de segurança", disse o coordenador, que também reclamou da sinalização.
"Não está sendo bem administrada. Falta sinalização, os comerciantes não são avisados e, portanto, ficam despreparados para receber um grande grupo de pessoas", reforçou o coordenador Silva.
Mesmo após a criação da Rota da Luz, muitos romeiros ainda preferem usar a via Dutra (BR-116) e dividem espaço com caminhões, carros, ônibus e motocicletas. "Nunca usamos a Rota da Luz. Não posso colocar quase 200 pessoas para fazer um percurso sem estrutura", justificou Silva.
Posicionamento
A Secretária de Estado de Turismo informou que a Rota da Luz foi criada como uma alternativa aos romeiros para se deslocarem até Aparecida sem utilizar a rodovia Presidente Dutra, uma vez que muitos acidentes acontecem durante o percurso. Segundo a pasta, o objetivo é divulgar e propagar a atividade turística das cidades. "É de competência da Secretaria Estadual de Turismo analisar a sinalização e outras benfeitorias que tenham como objetivo atrair turistas para a Rota, consequentemente, aumentando a movimentação em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos".
Sobre as melhorias, a secretaria esclareceu que tem registrado um ofício assinado pelo deputado estadual, Davi Zaia, datada no dia 14 de julho, o qual solicita análise "no que tange a ampliação dos mecanismos de sinalização do circuito". O pedido está em análise da Coordenadoria Estadual de Turismo.
*Texto sob supervisão do editor.