Ao entrar em uma sala de aula como voluntária e observar o olhar que recebia dos alunos, Mônica Rachel de Souza, de 30 anos, percebeu que deveria seguir a carreira de pedagoga. Hoje, formada, e lecionando para a turma do 5º ano da Escola Municipal Doutor Isidoro Boucalt, na Vila da Prata, é a única professora do município a receber uma premiação do Ministério da Educação (MEC), na 11ª edição Professores do Brasil.
"Não foi só para mim, foi para a equipe. É um trabalho desde o primeiro ano com os alunos, que foi premiado agora, no último. É a valorização da equipe como um todo", contou Mônica.
De março a junho deste ano, a professora aplicou um projeto aos alunos do 5º ano envolvendo Matemática Financeira. Com isso, se inscreveu no concurso do MEC e foi premiada nacionalmente. O intuito de incluir essa disciplina escolar na vida dos alunos foi o de preparar e ensinar as crianças a como utilizar o dinheiro no dia a dia. "Ou o aluno demonstra que não gosta ou tem dificuldade, mas todo mundo mexe com dinheiro, então fui apresentando a eles todos os níveis das questões financeiras, desde as cédulas, o porquê das figuras, dos números de séries etc. E foi um sucesso, pois chegou um momento que  eles não queriam ter mais aulas, se interessavam mais pelo projeto", disse.
Para Mônica, a participação e adaptação dos alunos neste tema foi importante, fazendo com que refletissem sobre o tema. Segundo ela, a presença efetiva dos alunos durante o projeto foi de 98%. A professora também explicou que já realiza projetos semelhantes ao longo dos anos e também já foi premiada no município. A próxima etapa será um evento em Brasília, para receber a premiação.
Ao ser questionada sobre quando decidiu ser professora, Mônica relembrou dos tempos em que ainda era criança. "Eu sempre gostei e me identifiquei com escola, desde os meus tempos de aluna", finalizou.