Quarenta e seis estudantes selecionados para participar do Parlamento Estudantil 2018 foram diplomados ontem. Assim como acontece com os vereadores, os alunos receberam um diploma de parlamentar, mas na categoria de infantojuvenil e jovem. Na quinta e sexta-feira, os 23 alunos de cada grupo participarão de uma sessão ordinária, na qual apresentarão e defenderão seus projetos.
O Parlamento Estudantil entra em sua 10ª edição. O programa seleciona projetos de alunos de escolas públicas e particulares da cidade. O projeto é dividido entre a categoria infantojuvenil, para crianças entre o 5° e o 9° anos do Ensino Fundamental, e a jovem, para adolescente entre o 1º e o 3º anos do Ensino Médio.
Durante a cerimônia de abertura do projeto, o presidente da câmara, vereador Pedro Komura (PSDB), ressaltou a importância do Parlamento Estudantil para que os jovens do município apresentem propostas para melhorar setores da cidade. "Esperamos que os estudantes tragam boas ideias que possamos aproveitar na câmara. O mais importante é os alunos começarem a se familiarizar com o trabalho do Legislativo, pois eles serão os futuros dirigentes da cidade, os vereadores, os prefeitos, os governadores ou talvez o presidente. Queremos com o parlamento despertar o interesse para a política", ressaltou.
Presidente da Comissão Permanente de Educação, o vereador Mauro Araújo (MDB) afirmou que o Parlamento Estudantil é um dos principais eventos do calendário legislativo. "O projeto tem sempre uma grande adesão. Vivemos um momento muito especial. No começo do ano, chegamos a discutir quando deveríamos fazer o evento, se antes da eleição, o que poderia dar uma conotação política, ou após a votação, que poderia até esvaziar o projeto. Não tinha período melhor para fazer o parlamento, não só porque vamos eleger um presidente e um governador, mas pelo fato de que o Brasil começa a se interessar por qual sociedade quer construir", acrescentou.
Para o vereador Edson Santos (PSD), as crianças e os adolescentes têm de acreditar em seus sonhos. "No Parlamento Estudantil, jovens de escolas estaduais e particulares estão em pé de igualdade. O objetivo é ajudar na transformação da cidade. Estamos em um momento de mudança eleitoral muito importante. O processo que estão vivendo na câmara vai ajudar a definir um país melhor", disse.