O comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Ary Kamiyama, quer estender o projeto "Vizinhança Solidária" para os quatro municípios que compõe a área. Alguns bairros de Mogi das Cruzes já adotaram a iniciativa que visa reforçar a segurança com a parceria da comunidade. A ação está sendo implantada em Guararema. Em Salesópolis, o programa foi instalado inicialmente no distrito Nossa Senhora dos Remédios e será ampliado para o município. Em Biritiba Mirim, a adesão está em negociação.
Kamiyama avaliou que o programa "Vizinhança Solidária" ganhou um importante espaço. "A Polícia Militar, dentro da política de que é sempre possível fazer mais e melhor, criou o projeto 'Vizinhança Solidária'. Começamos na região de Mogi no bairro da Vila Oliveira e da Chácara Jafet, que fica localizada no Alto do Ipiranga. Iniciamos mais ou menos ao mesmo tempo. Já estamos tendo resultados bastante positivos", ressaltou.
De acordo com o comandante, a ideia é ampliar o programa para cidades e bairros interessados. "Estamos iniciando a 'Vizinhança Solidária' em Guararema, inclusive por solicitação e iniciativa da própria municipalidade. Desenvolvendo a ação também no distrito Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis, além de iniciar na própria cidade. Em Biritiba Mirim já fizemos alguns contatos com os líderes comunitários que devem começar o processo", detalhou.
Para Kamiyama, a "Vizinhança Solidária" é um importante elo entre a população e a Polícia Militar. "A tendência é ampliar cada vez mais o projeto, pois o escopo desse programa está justamente vinculado ao interesse da comunidade. Estaremos debatendo para desenvolver esse projeto, pois facilita o contato entre Polícia Militar e a população. Isso é um trabalho contínuo e em longo prazo", explicou.
Resultados
Segundo o tenente-coronel, a iniciativa já começou a render frutos. "Na Chácara Jafet, inspirado na 'Vizinhança Solidária', se criou a chamada 'Vizinhança Cordial'. Enquanto a 'Vizinhança Solidária' é voltada para a questão da segurança e ações que possam refletir direta ou indiretamente na segurança, a 'Vizinhança Cordial', visa as questões de ordem urbana, como pichações, lixo e relacionamento comunitário. Achei muito bacana a experiência", acrescentou.