Nesta semana, a Secretaria de Saúde iniciou, em parceria com a Santa Casa de Mogi das Cruzes, um mutirão oftalmológico para realizar 270 cirurgias de catarata. Serão investidos R$ 250 mil, provenientes de uma emenda parlamentar da senadora Marta Suplicy. As operações serão realizadas ao longo de seis meses. Durante o evento, o prefeito Marcus Melo (PSDB) anunciou que no próximo ano, a prefeitura vai transferir o serviço de oftalmologia da Santa Casa para o Hospital Municipal (HMMC), em Braz Cubas.
Este é o segundo mutirão de catarata realizado pela prefeitura. O primeiro foi feito no ano passado. O prefeito explicou que as cirurgias oftalmológicas são um gargalo importante na saúde da cidade. "A demanda de oftalmologia, tanto de exames quanto de cirurgias de catarata, persiste no município. No ano passado, zeramos esta fila, mas hoje ela está com aproximadamente 600 cirurgias. Vamos conseguir liberar 270 cirurgias", ressaltou.
O tucano esclareceu que a meta da prefeitura é transferir, no próximo ano, o serviço de oftalmologia para o HMMC. A medida será possível, pois o contrato com a Pró-Saúde, atual gestora do hospital, está no fim e um novo chamamento terá que ser feito. "Estamos colocando um novo plano de trabalho de cirurgias e consultas. A ideia não é só zerar a fila, mas manter o atendimento dentro da necessidade da cidade", acrescentou.
O secretário de Saúde, Marcello Cusatis, afirmou que a ordem das cirurgias levou em conta os pacientes que estavam há mais tempo esperando pela operação. Sobre a transferência do serviço de oftalmologia para o HMMC, Cusatis afirmou que o setor terá mais recursos. "O Hospital de Braz Cubas é maior, a Santa Casa está lotada e a ideia é amenizar isso. Hoje, o dinheiro da oftalmologia é Federal e a prefeitura deve aumentar em pelo menos 50% o número de ofertas no ano que vem, pois cabe fazer mais e estamos com uma reserva orçamentária. A Santa Casa economiza também, pois a oftalmologia funciona em um espaço alugado por cerca de R$ 20 mil", reforçou.
O provedor da Santa Casa, Austelino de Mattos, informou que as cirurgias de catarata já começaram a ser feitas nesta semana. "Já fizemos em torno de 25 cirurgias. Além das 45 cirurgias oftalmológicas normais que fazemos no mês, teremos mais estas que estão distribuídas em seis meses", disse. (L.N)