As mortes por acidente de trânsito caíram 11% se comparado dados de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. A cidade que mais registrou mortes foi Mogi, que mesmo com a queda geral, registrou aumento de 6% durante os períodos. Ao todo, os óbitos nas cidades analisadas pela reportagem, além de Mogi, Guararema, Itaquaquecetuba e Santa Isabel somaram 92, enquanto que em 2017 esse número chegou a 104, de acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).
Somente em Mogi, no ano passado, foram registrados 44 óbitos, enquanto que este ano, 47. De acordo com o Infosiga, domingo foi o dia em que mais aconteceram os acidentes, sendo que do total registrado este ano, 17 óbitos foram de pedestres, contra 15 do ano passado, um aumento de 13%. Às sextas-feiras e ao sábado, como revela o Infosiga, também são dias em que ocorreram mais acidentes.
Em segundo lugar está Itaquaquecetuba, com 26 mortes por acidente este ano, contra 35 de 2017, o que revela uma queda de 25% nos períodos. Em relação aos pedestres, neste ano foram 15 mortes; no ano passado, 14. Assim como Mogi, a maioria dos óbitos também aconteceram em acidentes aos domingos, e as vítimas, em sua maioria, se encaixam na faixa etária entre 18 e 24 anos.
Só no ano passado, de janeiro a setembro, 15 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Santa Isabel. Esse número caiu em comparação com o mesmo período deste ano, quando 11 pessoas morreram. Isso representa uma diminuição de 26% nos casos.
Já em Guararema, segundo levantamento do Infosiga, o número de óbitos também caiu. No ano passado, dez pessoas morreram em acidentes de trânsito, entretanto, este ano foram oito. As demais cidades não entraram na análise realizada pela reportagem, pois não apresentam dados completos.