Os moradores dos conjuntos habitacionais Solar das Oliveiras e Solar das Hortênsias, localizados no Jardim Fernandes, em Suzano, participarão do processo de pós-ocupação. A iniciativa, prevista pelo programa "Minha Casa Minha Vida", tem previsão de início ainda em 2018. O objetivo é orientar os beneficiários a como morarem em condomínio.
A empresa, definida por licitação de prestação de serviços no final de setembro, atuará junto às 200 famílias do Solar das Oliveiras e 240 do Solar das Hortênsias, que começaram a se mudar para esses empreendimentos em junho. O trabalho será feito por uma equipe especializada em apoio administrativo, que contará com a fiscalização da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, além de outras pastas, como as de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social.
O "Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST)" tem como objetivo promover ações para despertar, sensibilizar, organizar os moradores e garantir o protagonismo das famílias e da comunidade. Tais ações estão previstas no programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal e os governos municipais, e são a última etapa do trabalho social com os beneficiários.
A iniciativa, segundo as determinações do PDST, gira em torno de quatro eixos: Mobilização e Fortalecimento Social; Acompanhamento e Gestão Social; Educação Ambiental e Patrimonial; e Desenvolvimento Socioeconômico.