As pessoas que apresentam algum tipo de deficiência e já realizaram a inscrição no Programa Frente de Trabalho no ano de 2017 devem procurar o Núcleo de Atendimento à População (NAP), que fica na rua 26 de Março, 72, no centro. O prazo para que esses inscritos compareçam à coordenadoria do programa será de 15 dias a partir de 15 de outubro. Tal convocação decorre da necessidade de atendimento da reserva de vagas para pessoas com deficiência, prevista na Lei 3.623/2013.
Segundo explicou o secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Massa, a Frente de Trabalho está funcionando plenamente e auxiliando pais e mães de famílias poaenses. O principal critério de seleção é a situação de vulnerabilidade social do candidato e a administração realiza contratações de acordo com a necessidade e disponibilidade financeira. No momento, está com vagas disponíveis para pessoas com deficiência.
A Prefeitura de Poá publicou em abril de 2017 o decreto regulamentando a lei do Programa de Combate ao Desemprego e Incentivo à Qualificação Profissional. Segundo o documento, é permitida a ocupação de trabalhadores desempregados, com salários de
R$ 802,85, auxílio cesta básica de até R$ 135,00 e seguro de acidentes pessoais.
Atualmente, cerca de 600 pessoas ocupam funções na Frente de Trabalho e participam de cursos como pintura em tecido, manicure, panificação, técnicas administrativas, alfabetização, entre outros. Eles também participam de palestras profissionalizantes e conta com material didático.
A jornada de atividade no programa é de 40 horas semanais, sendo 35 de trabalho e cinco de qualificação profissional, que é obrigatória.