A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Vigilância Sanitária, promoveu ontem o "99º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê". O evento, que contou com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Guarulhos, ocorreu no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e reuniu aproximadamente 50 profissionais da saúde.
O encontrou girou em torno da palestra do médico e advogado João Baptista Opitz Junior que ministrou sobre "E-Social - Saúde e Segurança no Trabalho", que basicamente consiste em um sistema que integrará todas as informações do servidor em tempo real, seja relacionada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Acidente de Trabalho (CAT) e outros conteúdos fundamentais para a desburocratização. O sistema também evita fraudes por parte das empresas e deverá ser implantado no serviço público até 2020.
De acordo com o fiscal da Vigilância de Ferraz, Reinaldo Viana Pereira, é imprescindível que esta discussão seja promovida, visto que o sistema melhorará vários aspectos da previdência. "Muitos pontos devem avançar na estrutura da previdência, não só do poder público, mas também na iniciativa privada. O E-Social vem para disponibilizar todos as ferramentas e orientação necessária ao funcionário quando ele precisar. Além disso, é importante despertarmos a sensibilidade dos responsáveis pela previdência para que este serviço melhore cada vez mais", disse Pereira.