Uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes) resultou em um projeto piloto para a realização de um curso de informática e robótica para mais de 100 alunos da Escola Municipal Adélia de Lima Franca, no Jardim Amazonas, distrito de Palmeiras. As aulas começaram ontem, data do lançamento oficial da iniciativa.
Estiveram presentes na sede da entidade, também em Palmeiras, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e os secretários municipais de Educação, Leandro Bassini, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, e de Meio Ambiente, Carlos Watanabe.
No total, cinco turmas com 105 alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental passarão por um ciclo de dez aulas sobre noções de informática e programação em robótica. Três professores do instituto, juntamente com docentes da rede municipal, auxiliam nas aulas que apresentam o computador e todo o seu potencial aos estudantes.
O objetivo principal da capacitação, que vai até dezembro, é despertar nas crianças a busca por conhecimento e prepará-las para a chamada Quarta Revolução Industrial, onde a disponibilidade de novas tecnologias abrirá uma nova frente de vagas de emprego nas próximas duas décadas.
As aulas de noções de informática e programação em robótica se encontram em etapa piloto e serão avaliadas pela Prefeitura de Suzano e pelo Indes quanto ao desempenho dos estudantes. Caso os resultados sejam satisfatórios, há a possibilidade de o programa paradidático ser aplicado em outras unidades da rede municipal, e assim alcançar os mais de 25 mil alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental.
Segundo o prefeito, o programa é uma oportunidade importante para as crianças em relação ao futuro. "São várias mãos trabalhando em conjunto e isso poderá representar um passo decisivo para toda a rede municipal. Mais do que igualar oportunidades, é uma iniciativa importante para preparar as próximas gerações", afirmou Ashiuchi.