O monitoramento do ponto está incluído no contrato com a empresa Oficina Consultores Associados, que foi assinado no mês passado. O investimento foi de R$ 142,9 mil. O secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, informou que a área em frente a Prefeitura já foi monitorada. “Durante um dia de acompanhamento passaram quase 54 mil veículos. É um número muito elevado. Todo esse monitoramento será feito planejando estudos de melhorias do viário e mobilidade”, esclareceu.
Além da contabilização dos veículos, a empresa contratada também apresentará projetos para várias regiões da cidade. “O equipamento ficará dois dias neste ponto. Estamos fazendo um estudo de quantos veículos circulam pela via para futuras intervenções. Isso tem haver com um estudo que vai abranger a avenida Manoel Bezerra Lima Filho e as futuras instalações do Sesc (Serviço Social do Comércio). Estamos fazendo uma previsão futura de tudo o que pode ocorrer em relação a mobilidade urbana”, ressaltou.
A região da praça do Habib's é conhecida por trazer transtornos ao trânsito, especialmente em horário de pico. “Esta rotatória é um ponto crítico. Estamos com um estudo e planejamento de intervenção bastante interessante, mas esta decisão será do prefeito. Em função do dados técnicos estudamos intervenções que poderão melhorar muito esta rotatória”, destacou o secretário.
Outro ponto que será estudado é a saída do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio na avenida Governador Adhemar de Barros, além das travessias em nível da linha férrea na rua Campos Sales e na avenida Cavalheiro Nami Jafet.