Na quarta-feira passada, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, mediante a atuação da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), realizou mais um grupo de orientação na Estratégia Saúde da Família (ESF) Cachoeira. Dessa vez, o tema girou em torno do uso da insulina. Na ocasião, a enfermeira Jennifer Sampaio explicou qual a forma correta de aplicar a insulina via subcutânea e a importância de sempre alternar os locais de aplicação. A farmacêutica Alina Mariano informou como funciona a organização da Unidade de Saúde para retirada de insulina e insumos e como conservar os medicamentos. Já a médica Laís Cesar esclareceu as dúvidas pertinentes sobre os assuntos abordados. Após as orientações, os pacientes passaram por avaliações individuais dos pés com o objetivo de identificar fatores de risco e principalmente o surgimento do "pé diabético".
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas responsável por levar a glicose que está no sangue para o interior das células para que seja usada como fonte de energia, de gordura nas células e de proteína nos músculos. Pessoas com diabetes podem precisar de injeções de insulina por não produzirem energia suficiente ou não conseguirem usá-la adequadamente.
O "pé diabético" é uma complicação que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma ferida. Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.