Em Mogi das Cruzes, 161 alunos da rede municipal de ensino recebem alimentação diferenciada na hora da merenda. De acordo com o Departamento de Alimentação Escolar, para essas crianças os cardápios atendem algumas patologias como diabetes, colesterol, alergias, anemia, solicitações de dietas vegetarianas e veganas, entre outras. As informações são da Secretaria de Educação.
Dentre as patologias em que mais se têm alunos que seguem um cardápio diferenciado, a que apresenta maior quantidade de estudantes é a de intolerância à lactose, com 45 crianças. Já a que tem a menor quantidade é a de anemia, com apenas um aluno que segue o cardápio.
Ainda de acordo com o departamento, o aluno que precisar de alimentação especial deve solicitar à direção da escola. "A mãe deverá procurar a diretoria e apresentar o laudo ou prescrição médica com a patologia do aluno. Após receber o documento, a unidade escolar encaminhará para o Departamento de Alimentação Escolar por ofício ou e-mail para que a nutricionista elabore a dieta e envie os produtos com as devidas orientações", comunicou em nota.
A partir desta solicitação da dieta especial, a diretora irá mandar, também por meio de um ofício ou e-mail, um pedido para a nutricionista da unidade. "É elaborada uma dieta específica com todas as orientações necessárias para ser aplicada no período em que o aluno estiver na escola com produtos específicos e as frutas diferenciadas para atender a solicitação. As merendeiras de cada unidade escolar são as responsáveis em preparar os alimentos conforme a dieta enviada pelo departamento. Para isso, as merendeiras participam de capacitações anuais com temas específicos", ressaltou o departamento.
Neste ano, a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria de Educação, ampliou a oferta de produtos para alunos com dietas especiais e passou a adquirir produtos como arroz integral, leite desnatado, leite zero lactose, pão sem glúten, óleo de coco e margarina sem lactose, entre outros.
* Texto supervisionado pelo editor.