As alunas da primeira Escola do setor elétrico brasileiro para formar eletricistas mulheres receberam ontem o certificado de conclusão do curso. A iniciativa é uma parceria da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico no país, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia foi realizada na sede da EDP em Mogi das Cruzes, com a presença de representantes da empresa e do Senai. 
O processo seletivo para a Escola recebeu mais de 550 inscrições de interessadas em aprender o novo ofício. Desse total, 16 alunas foram selecionadas para o curso de formação profissional, realizado entre julho e outubro deste ano.
O programa, gratuito, teve como foco a qualificação e a capacitação de eletricistas para atuar nas distribuidoras de energia. Ao fim do curso, as estudantes receberam certificado chancelado pelo Senai e permanecerão no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.
O formato exclusivo para mulheres é pioneiro no setor elétrico e faz parte do compromisso da EDP com o desenvolvimento de ações para promover a igualdade de oportunidades entre gêneros. Em 2017, a EDP endossou os Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados pela ONU, e aderiu ao esforço global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam a Igualdade de Gênero como uma das grandes metas globais até 2020.