No período eleitoral, gráficas produzem materiais para diversos candidatos, chegando a aumentar a demanda e, consequentemente, o faturamento. A reportagem visitou nesta semana a Murc, uma gráfica referência em Mogi das Cruzes, que produziu, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), materiais impressos para 20 candidatos entre regionais e de São Paulo, capital. Com isso, aumentou a demanda de produção em 30% com folhetos, folders, santinhos, cartões de visita e adesivos de parachoque. Essa produção consumiu cerca de 100 toneladas de papel. Durante a entrevista, estava sendo impresso um material do candidato ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB), junto com o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB).
Em razão da campanha eleitoral ter sido mais curta este ano, somente 45 dias, o faturamento não cresceu se comparado com eleições anteriores. "Tivemos menor tempo de campanha, então fizemos três meses em 45 dias. Na primeira semana, já adiantamos tudo para poder entregar a demanda", contou o diretor comercial da gráfica, Daniel Aoyagui. Apesar disso, este ano a gráfica apresentou uma novidade para agilizar as impressões. De acordo com o diretor, já estava no planejamento da empresa adquirir um novo maquinário para impressões offset em grandes formatos, mas, que com a chegada das eleições, a aquisição foi antecipada. "É um equipamento novo, já estava no nosso projeto de investimento e ele produz um formato específico, impressões grandes", disse. Em um maquinário convencional, por exemplo, são impressas apenas duas folhas, já nesse, é possível imprimir quatro.
Outro aspecto importante nesse período é a geração de emprego temporário. Só na gráfica, a mão-de-obra aumentou em 25% e três funcionários haviam sido efetivados. A preparação para as eleições é feita de forma antecipada, estocando material. "Fazemos as compras e deixamos estocados, e depois precisamos de mão-de-obra. Em média, este ano, tivemos um crescimento de 25% de contratados temporários", destacou Aoyagui.
Dentre os candidatos regionais que tiveram materiais produzidos pela empresa, estão o ex-prefeito de Mogi e eleito deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD), o deputado estadual Marcos Damasio (PR), o deputado federal Marcio Alvino (PR) e o estadual André do Prado (PR). "Produzimos para o PSD, PR e MDB, mas foram vários partidos e não só candidatos da região, de fora também. É diferente produzir em uma eleição para prefeito, quando, em média, atendemos de 300 a 400 vereadores. Estamos atuando desde 1998, e isso mostra uma referência de mercado", afirmou. (L.P.)