A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Departamento de Coordenadoria Pedagógica realizou na sexta-feira passada uma formação continuada para professores especialistas em arte do Sistema Municipal de Ensino. A ação aconteceu no auditório da Semecti.
De acordo com a professora Sandra Regina dos Santos, técnica do departamento, a temática abordou questões da cultura africana e diversidade. "Deste modo, inicialmente os professores Júlio e Debora D Zambê fizeram apresentação relativa ao tema, trabalhando musicalização africana. Houve também apresentação de máscaras africanas confeccionadas em vários tipos de material, apresentando a diversidade da cultura afro e suas diferentes etnias", explicou.
Ainda segundo a professora, a respeito dos instrumentos musicais, da religiosidade, da pintura e da literatura africana, mostrou-se a cultura local africana e afro-boliviana, em que foram confeccionadas também bonecas abayomi que valorizam a cultura africana e contribuem para o reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Julio D Zambê contou que ele e Débora fazem parte do Projeto Sansakroma e que o trabalho consiste na apresentação da arte africana mediada por diversas linguagens e que as histórias africanas são trabalhadas para os professores de acordo com a Lei Federal 10.639 que trata sobre a inclusão no currículo escolar da História e Cultura Afro-Brasileira. O artista disse ainda que o objetivo é fazer um momento alegre de canto, contos africanos por meio da arte e da literatura africana. Débora acrescentou que ao efetuar esses encontros pelo Brasil, há uma transformação. "Conseguimos tirar um pouco do preconceito sobre a cultura e a arte africana", disse.
A formação foi encerrada com a apresentação musical literatura de cordel "Educação", tocada pelos palestrantes com os instrumentos violão e flauta. "Os professores presentes mostraram-se agraciados com a formação e bastante satisfeitos", resumiu a professora Sandra.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, afirmou ser importante a desconstrução de valores discriminatórios de toda a forma. "A Semecti tem desenvolvido inúmeras ações para combater todo o tipo de discriminação, promovendo o respeito à diversidade cultural. Assim sendo, parabenizo toda equipe do departamento de Coordenadoria Pedagógica e os professores especialistas em artes, por se proporem a debater e refletir um assunto tão importante em sala de aula com nossas crianças", disse Verônica.
Já a secretária de Educação, Jane Moura Santos, parabenizou os envolvidos e falou que, por meio da Educação, é possível desenvolver ações preventivas. "Em prol do respeito às diferenças, a educação articulada por meio da arte possui um poder transformador que auxilia no desenvolvimento de um convívio social melhor e com menos violência", finalizou.