Para ampliar a discussão e o debate sobre a prevenção do câncer de mama, as cidades do Alto Tietê estão desenvolvendo diversas atividades para sensibilizar as pessoas. A Prefeitura de Itaquá tem realizado durante este mês ações em prol da campanha que alerta a sociedade sobre a importância da prevenção. Além de palestras nas unidades de saúde e das recentes atividades orientativas, será realizada no próximo dia 17, a tradicional Caminhada Rosa.
O ato está marcado para as 10h30 e, segundo a Secretaria de Políticas para Mulheres, a expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem. O grupo sairá da praça Padre João Álvares, na região central, percorrerá as ruas centrais e retornará ao ponto de partida. O foco da atividade é chamar a atenção sobre a prevenção e cuidados com a saúde da mulher. Quem quiser participar, basta comparecer no dia e horário da caminhada.
No mesmo dia, estará acontecendo uma ação social no mesmo local, das 10 às 14 horas, na qual serão oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, orientações, artesanato e outros. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a programação especial de palestras e atividades alusivas ao Outubro Rosa segue até o final do mês.
Em Poá, amanhã, das 9 às 13 horas, no farol em frente à Praça dos Eventos, será realizado o Dia "D", ação que tem por finalidade divulgar o número da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, por meio de faixas e folders. De acordo com o secretário de Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, celebrar o Outubro Rosa é muito importante. "Como secretário, fico muito feliz de realizarmos um evento com tantas atividades diversificadas e informativas. Só tenho a agradecer a todos pelo empenho e que a população aproveite muito essa oportunidade", disse.
A coordenadora do Departamento de Apoio à Mulher, Jeruza Reis, reforçou que a ação de amanhã é muito importante. "A ação de divulgar o Ligue 180 possibilita que as mulheres deem o primeiro passo, já que muitas se sentem acuadas ou humilhadas, e têm vergonha de se expor quando são vítimas em algum caso de violência. Ele faz um atendimento humanizado e dá assistência a essa mulher, informando sobre seus direitos", afirmou.
A agenda de ações voltadas para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, também se estende a Arujá, promovida pela Secretaria de Saúde. Durante esta semana, palestras informativas sobre o tema, coleta e agendamento de exames e orientações sobre autoexame estão sendo realizados em boa parte dos postos de saúde.
Hoje, haverá palestra preventiva sobre câncer de colo do útero nas UBSs Parque Rodrigo Barreto, às 9 horas, e Mirante, às 14h30. Amanhã, na UBS Jardim Fazenda Rincão, ocorrerá coleta de papanicolau às 7 horas com agendamento prévio, e às 14 horas para público espontâneo. Até o dia 30, a unidade oferece diariamente testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), das 14 horas às 15h30, além de palestras preventivas diversas em salas de espera.