Com o objetivo de conhecer as pessoas que atuam na área cultural do município, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, está realizando o cadastramento das entidades, agentes e produtores culturais, identificando suas áreas de atuação.
O Cadastro Cultural de Santa Isabel é um instrumento de reconhecimento da cidadania cultural e de gestão das políticas públicas municipais de cultura, além de organizar as informações sobre os diversos segmentos culturais, incluindo artistas, espaços, entidades, agentes e produtores de cultura.
"Esse cadastro é muito importante para a identificação de nossos artistas locais. Assim, podemos dar oportunidade para os mesmos, desenvolvendo um excelente trabalho cultural em nossa cidade", ressaltou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).
Com isso, auxilia na viabilização da busca por informações e a contratação de artistas e serviços de entidades culturais e também no planejamento e na avaliação das políticas culturais do município. Por meio do cadastro, descobrirão quais agentes, comunidades e entidades estavam até então excluídas das políticas culturais e assim engajá-los para o avanço cultural. O cadastramento faz parte do processo de implantação do Programa Municipal de Apoio à Cultura (Promac).
Depois de cadastrado, o artista tem o reconhecimento de sua atuação na área cultural, ganhando maior visibilidade e potencializando a divulgação do talento e, com isso, a participação em programas municipais de incentivo cultural.
"O cadastro nos auxilia para termos noção de quantos artistas e entidades têm em nossa cidade para que ao realizarmos diversas ações, possamos entrar em contato e dar prioridade para os nossos artistas, fomentando a cultura de nosso município", explicou a Secretária Municipal de Educação e Secretária Interina de Cultura e Esportes e Lazer, Liliene de Paiva.
Para a realização do cadastro, o artista deve residir em Santa Isabel e comprovar a sua atuação na área cultural. Os isabelenses que atuam em outras cidades, Estados e países também têm este direito. Pessoas jurídicas (entidades), legalmente registradas e atuantes na área cultural do município, também podem realizar, desde que estejam, no mínimo, com um ano de funcionamento.
Para mais informações, como dificuldade para a realização do cadastro, dúvidas sobre o andamento do processo, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura pelo telefone 4657- 3464 ou enviar um e-mail para
[email protected].