Os mogianos poderão acompanhar hoje e amanhã, a partir das 9 horas, no Auditório do Cemforpe, apresentações das oficinas culturais e esportivas do Programa Escola de Tempo Integral, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação. A programação, que faz parte do Outubro da Educação, terá dança, música, teatro, taekwondo, ginástica artística e capoeira.
"Serão dois dias que poderemos conferir como o período integral tem despertado talentos em nossos alunos. É um programa que oportuniza às nossas crianças um novo horizonte de vida, com perspectivas diferentes", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Os estudantes recebem cinco refeições balanceadas e participam de atividades esportivas, culturais e intelectuais.
Mogi das Cruzes implantou, em 2009, o Programa Escola de Tempo Integral, que está presente atualmente em 68% das escolas municipais e atende 22 mil alunos, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental. O diferencial do programa mogiano é a carga horária. Os alunos ficam nove horas na escola todos os dias, superando as sete horas estabelecidas pelo Ministério da Educação.
As escolas de período integral registraram os maiores avanços nas notas do IDEB na rede de ensino. A escola Professora Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa, apresentou o maior avanço com o crescimento de 1,5, entre 2015 e 2017, passando de 5,9 para 7,4. Uma das melhores da região também é uma escola do programa. A Professor Sérgio Hugo Pinheiro, no Jardim Nove de Julho, alcançou 7,6. Dentre as 24 unidades do fundamental, que integram o programa e receberam a nota, 14 igualaram ou superam a média, que ficou em 6,8.