O canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos se apresentou na tarde da segunda-feira na Escola Estadual Professora Ângela Sueli Pontes Dias, no Jardim Luiz Mauro. A atividade faz parte do trabalho da corporação na prevenção educacional de resistência às drogas e evitar que crianças e adolescentes em fase escolar não iniciem o uso de entorpecentes. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Pedro Elias Bou Assi, e pelo diretor da escola, Gilberto Paulino da Cunha.
A iniciativa da realização do evento partiu da direção da escola, que solicitou ao comando da GCM a inclusão na agenda de apresentação da equipe do canil. Os GCMs levaram os cães Zeus e Conan, que realizaram suas performances na quadra poliesportiva da unidade de ensino, onde aproximadamente 400 alunos puderam conhecer de perto como são desenvolvidos os trabalhos de patrulhamento ostensivo contra a criminalidade.
A demonstração incluiu ainda explanação sobre como o aluno deve se portar quando alguém se aproximar e oferecer drogas. Na sequência, foram apresentadas abordagens a suspeitos e a criminosos flagrados em ações delituosas com obediência e com resistência à voz de prisão. "Os nossos cães são treinados para atuarem em todas as situações de risco e a respeitarem as ordens de seu condutor", afirmou o inspetor José.
Para representar o Executivo, a escola convidou o secretário Bou Assi, que parabenizou o trabalho desenvolvido. "Temos de nos sentir honrados em possuir uma corporação dessa magnitude em nossa cidade. Além de desenvolver um trabalho de segurança com poucos recursos, a GCM continua executando com maestria o programa de prevenção e resistência às drogas aos alunos do nosso município", destacou Bou Assi.
Em outubro, o canil realizou apresentações em três unidades de ensino da rede municipal: Escola de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Sylvia Silveira de Martini, na Vila Santa Margarida; Escola de Ensino Fundamental (Emef) Prefeito Angelo Castello, no Jardim Castelo; e Escola de Ensino Infantil (Emei) Vereador Elias Andere, na Vila Arbame; e uma da rede estadual no Jardim Luiz Mauro, totalizando aproximadamente a participação de 2,8 mil estudantes.