A Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que reúne as onze cidades da região, aprovou na manhã da última sexta-feira, na 7ª reunião ordinária da entidade, a proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário (SMDEA) de Ferraz de Vasconcelos de unificar as feiras industriais e de agronegócios, que são realizadas individualmente pelos municípios. Em novembro, o assunto será tratado no encontro de prefeitos, onde os detalhes serão alinhados pelos chefes dos poderes executivos municipais.
De acordo com Pedro Elias Bou Assi, gestor da pasta ferrazense, a sugestão de unir os onze municípios para desenvolver as atividades pertinentes à economia regional, faz parte das diretrizes de governo da atual administração municipal e será um marco na integração do ramo industrial e do agronegócios. "Com a fusão no Alto Tietê, cada município poderá participar das feiras industriais e de agronegócios sem ter de arcar sozinho com os custos da logística e infraestrutura dos eventos. Além disso, cada cidade passará a ter oportunidade de expor o seu potencial de produção ou de agronegócios, mesmo que for de pequena monta, e terá uma maior representatividade nas esferas estadual e federal, com a formação de um bloco econômico regional", destacou.
A proposta foi recebida de forma positiva pelos demais secretários e representantes das pastas integrantes da Câmara Técnica do Condemat. Os secretários municipais Ricardo Massa (Poá) e André Maurício Loducca (Suzano) apoiaram a iniciativa e solicitaram agilidade no planejamento. "Sugiro que o formato da exposição reúna as feiras industrial e de agronegócios em um único evento e que cada município apresente um número mínimo de dez estandes", apontou Loducca.
Ricardo Massa aproveitou a oportunidade para colocar Poá à disposição para sediar a primeira feira. "Não podemos deixar de realizar um evento dessa magnitude em data muito distante. Em março do ano que vem, Poá comemora aniversário e a cidade se coloca de portas abertas para receber a primeira edição da feira", destacou Massa.
A segunda proposta protocolada no Condemat pela pasta ferrazense também foi incorporada ao Condemat. No último encontro, o diretor da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de Suzano, Rafael Furlan, fez explanação do trabalho na região.