O ex-prefeito de Mogi, atual deputado federal eleito, Marco Bertaiolli (PSD), assim como os romeiros, também realiza a caminhada de 150 quilômetros rumo a Aparecida todos os anos, desde 2000. Amanhã, aproveitará a romaria para fazer campanha a João Doria (PSDB), que concorre a uma vaga no governo do Estado no segundo turno, contra o atual governador Marcio França (PSB). "Vou conciliar meu dois compromissos: com Deus, em primeiro lugar, e com a campanha do Doria", contou.
Mesmo optando por fazer sua travessia de fé pela Rota da Luz, o deputado eleito concorda com os romeiros quando dizem que é necessário manutenção no trajeto. "Falta carinho e cuidado do governo do Estado com essa Rota que é tão importante turisticamente", opinou. "Falta, também, divulgação. A caminhada pela Dutra é de 150 quilômetros, já pela Rota da Luz são 200 quilômetro. Esse é um dos motivos pelo qual é necessário que o caminho tenha atrativos e mais estrutura, caso contrário, para que trocar um percurso mais curto por um mais longo?".
Rota da Luz
O roteiro da Rota da Luz começa em Mogi das Cruzes, passando por Guararema, depois de 27,2 km de percurso. O segundo trecho, até Santa Branca, tem 19,9 km. O terceiro trecho vai até Paraibuna, com 38,87 km. De lá, são mais 30,3 km até Redenção da Serra. O quinto trecho, com 38,75 km, vai de Redenção da Serra a Taubaté. O sexto trecho liga Taubaté a Pindamonhangaba (12 km). De lá até Roseira, penúltima cidade da Rota da Luz, são 24 km. O último trecho tem só 10 km, distância que separa Roseira de Aparecida, onde a Rota termina no Santuário Nacional, diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida. (N.F.)