Durante a 102ª Festa do Baruel, realizada no último fim de semana, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) anunciou que o projeto de revitalização do bairro, um dos principais pontos históricos de Suzano, que fica às margens da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), altura do quilômetro 60, no distrito de Palmeiras, passará por revitalização a partir de 15 de outubro. O objetivo da administração municipal é executar melhorias na infraestrutura dessa área e torná-la um polo turístico.
O projeto será executado em duas fases pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e de Cultura. A primeira etapa consiste na requalificação da parte física em frente à Igreja do Baruel, localizada na praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi. Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, a obra nesta fase inicial contará com recursos oriundos de um contrato firmado com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no valor de R$ 1,2 milhão, e terá prazo de 120 dias para a conclusão. "O plano, que levou três meses para ser elaborado, prevê troca de iluminação, implantação de mobiliário urbano, pintura, paisagismo e colocação de bloquete intertravado nas vias públicas. Para esse serviço, será necessário ainda realizar drenagem na área", explicou.
Por ser um dos principais pontos históricos de Suzano, onde a cidade se originou (antes da expansão ferroviária no início do século XX), o Baruel terá na segunda fase a realização de ações para fomentar o turismo no entorno da histórica igreja, edificada no século XVII e reconstruída em 1916.