O Dia das Crianças, comemorado na semana passada, superou as expectativas dos comerciantes de Itaquaquecetuba, de acordo com levantamento da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi). Já em Suzano, as vendas ficaram abaixo da expectativa, segundo a Associação Comercial e Empresarial (ACE).
Em Itaquá, os comerciantes esperavam um crescimento nas vendas em torno de 5%, porém, uma alta de 7,7% foi registrada. "A avaliação é muito positiva, já que as vendas superaram as nossas expectativas e foram muito maiores do que o estimado", contou o presidente da Acidi, Luciano Dávila.
Neste ano, os produtos mais procurados pela população nas lojas de Itaquá foram roupas e calçados, com aproximadamente 38% das vendas. Em segundo lugar, ficaram as bonecas, com a procura de 37% das pessoas; em seguida, os carrinhos de brinquedo, com 21% dos interessados. Ainda conforme a Acidi, o movimento neste ano, porém, foi menor do que 2017 e houve um gasto médio por pessoa de R$ 187.
Sobre a próxima data que impulsiona as vendas do comércio, o Natal, Dávila ressaltou que as compras poderão ser maiores. "Como fomos surpreendidos com o resultado do Dia das Crianças, acredito que o Natal traga resultados ainda mais favoráveis, podendo ultrapassar os 15%. A nossa economia está se restabelecendo aos poucos e já sentimos o reflexo disso", concluiu o presidente.
Já em Suzano, a ACE comunicou que havia uma expectativa de vendas durante a data, entre 5% a 10% maior que o ano de 2017, porém a comercialização de produtos cresceu em torno de 3%. "Houve um crescimento tímido nas vendas, mesmo porque no ano de 2017 estávamos sofrendo efeitos da crise. Então, a expectativa era de um crescimento maior do que o registrado", disse o gerente comercial da ACE, Alvani Correa.
Sobre o Natal, o gerente finalizou dizendo que a expectativa é positiva. "Provavelmente deve ser um pouco melhor que o resultado do Dia das Crianças", estimou.
* Texto supervisionado pelo editor.