Um grupo de alunos inscritos nas aulas de jiu jitsu promovidas pela Prefeitura de Suzano participa, neste final de semana, do Campeonato Paulista da modalidade, em Barueri, região metropolitana de São Paulo. O torneio é organizado pela Federação Paulista de Jiu Jitsu (FPJJ).
Os atletas integram o Projeto Bonsai Construindo o Futuro, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. As aulas contam com mais de 150 participantes, com treinos realizados durante a semana no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira e na Arena Suzano.
Os representantes da cidade no torneio competirão nas categorias infantil, juvenil, adulto e master, masculino e feminino. Dentre os inscritos, estarão presentes atletas suzanenses que já alcançaram o pódio em outros campeonatos, como Sayonara Cavalcante (campeã do Circuito Paulista Aberto em 2017 e 2018), Brenda Mariano (campeã paulista e brasileira), Dailton Costa (campeão do SP Open 2018) e Hugo Menezes (campeão do Circuito Paulista 2018), entre outros.
A iniciativa para aulas gratuitas de jiu jitsu no município é promovida pela prefeitura em parceria com a Academia Bonsai e a Associação Santana de Parnaíba de Apoio ao Jovem (Aspaj). Os lutadores, para competirem no torneio, também contam com a colaboração de diversos apoiadores que atuam na preparação física, alimentação e logística.
Segundo o instrutor do projeto, Ângelo Maximo Leite de Oliveira, os representantes de Suzano estão empolgados com o torneio, que conclui o trabalho realizado ao longo do ano, sendo um elemento diferencial para a vitória.
O secretário de Esportes e Lazer de Suzano, Arnaldo Marin Júnior, destacou a seriedade no trabalho. "Este é um exemplo do potencial que o nosso município tem, já nas categorias de base, de se destacar não apenas em competições esportivas, como também no comprometimento dos participantes em se tornarem atletas melhores e cidadãos dignos", afirmou.