Lançado ontem, o processo licitatório para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jundiapeba deve ser concluído até o final do ano. Com o início das obras previsto para 2019, a estrutura levará 18 meses para ser construída e equipada. A UPA funcionará em um terreno na rua Doutor Francisco Soares Marialva, entre a avenida José de Souza Branco e rua Cecília da Rocha. A informação foi divulgada durante a inauguração do Hospital Dia da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica).
A expectativa é de que o serviço realize cerca de 8 mil atendimentos por mês. "Um estudo da Secretaria de Saúde conduzido pelo secretário Marcello Cusatis mostrou a necessidade de um equipamento que possa atender melhor a população. As UPAs do município são de excelência, inclusive, conquistamos a certificação de ONA (Organização Nacional de Acreditação), a primeira concedida no Brasil", ressaltou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O tucano informou que a unidade será construída com recursos próprios e que a administração municipal buscará apoio para custeio. "Existem 170 prédios que foram construídos junto ao governo Federal e nem sequer estão funcionando. Estamos buscando recursos. Estive com o secretário Marcello (Cusatis) em Brasília pedindo ajuda para construção e custeio e eles simplesmente sinalizaram que não têm recursos neste momento. Vamos pegar recursos da cidade para construir esse equipamento para poder permitir que os moradores de toda região de Jundiapeba tenham atendimento em instalações adequadas", destacou.
A unidade do distrito será de porte II, semelhante a UPA do Oropó. Contará com 1,5 mil metros quadrados construídos, consultórios, 11 leitos, nos quais dois de isolamento, além de raio-X, eletrocardiograma, exames laboratoriais e salas de observação. (L.N.)