O 2º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê foi promovido ontem em Suzano, no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré, com realização do Coletivo de Vigilância Socioassistencial da região, grupo composto por profissionais das gestões de assistência social das dez cidades locais.
O tema discutido foi "O lugar da vigilância socioassistencial: construção de práticas de garantia de direitos no Alto Tietê" e, para isso, os técnicos e gestores do setor apresentaram propostas para a melhoria e efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em seus territórios e, também, para a garantia de direitos da população em vulnerabilidade social.
De acordo com o diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), José Rezende Filho, o evento foi "a coroação desse trabalho que começou em 2017, ou seja, a existência do coletivo, que se deu no mesmo ano, e que juntou todos os trabalhadores da região".
O diretor ainda ressaltou que o trabalho terá continuidade. "Nesse segundo encontro, organizamos uma assinatura com os dez secretários de Assistência Social da região para firmar um compromisso nos setores de vigilância socioassistencial nos órgãos gestores dos municípios", complementou Rezende Filho.
O evento foi muito importante para os municípios da região, segundo o diretor. "Através desse encontro, nós fortalecemos a ação de assistência social porque, apesar da área ser um serviço imprescindível da política de assistência, não tem sido prioridade em muitas cidades. Você não encontra muitas regiões com setores de vigilância socioassistencial instituídos. Agora, para esses municípios, será importante, pois eles irão priorizar os serviços para ter uma política de melhor qualidade", concluiu.
O encontro também teve a participação do diretor executivo da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Marcio Alexandre Masella, que colaborou na organização do evento. "Essa é uma ação que visa o fortalecimento dos temas propostos pelo Drads. Hoje, viemos colaborar com a organização e trabalhar na formação dos servidores das secretarias", resumiu o dirigente.
* Texto supervisionado pelo editor.