A Secretaria da Saúde e da Mulher, por meio do Departamento de Apoio à Mulher, realizou na tarde de ontem, no Cantinho da Melhor Idade, um evento aberto à população para debater o tema Bullying e Prevenção ao Suicídio. A atividade, que faz parte do Setembro Amarelo, contou com a presença do vice-prefeito e secretário da Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, da coordenadora do Departamento de Apoio à Mulher, Jeruza Reis, alunos das escolas da cidade, funcionários da prefeitura e munícipes.
Para Marquinhos Indaiá, o assunto é relevante e merece destaque. "Esse evento é muito importante para conscientizar e educar quanto a esses assuntos. Hoje, vejo aqui muitos adolescentes e vocês precisam saber que a vida é nosso bem mais precioso", disse.
A coordenadora Jeruza Reis explicou que as estatísticas de suicídio no Brasil estão crescendo e são assustadoras. "Quando se trata de adolescentes entre 15 e 29 anos, a média aumenta a cada dia, e todos nós sabemos como adolescentes podem ser propensos ao imediatismo e à impulsividade. Por isso, se faz necessário que o poder público promova discussões e ações a fim de difundir essa realidade", comentou.
A palestra teve teve três enfoques diferentes. O advogado Juliano Melo Duarte, da Comissão de Anti-Bullying da OAB/SP, falou sobre a parte jurídica; Maria Luciana Panão, conselheira tutelar de Poá, falou sobre os casos recebidos no conselho e sobre automutilação; e Ana Rosa Augusto, defensora da Campanha de Prevenção ao Suicídio, fez um depoimento a respeito da perda da filha, Ana Luísa, que cometeu suicídio.