Uma decisão judicial afastou o presidente da Câmara de Santa Isabel, José Alencar Galbiatti (PSD), e o primeiro secretário Maurício Donizeti Platz (PHS). Eles foram condenados por improbidade administrativa, sob acusação da compra de votos do então vereador Jamir Varallo Figueiredo para a eleição da Mesa Diretiva em 2000. A determinação recebida anteontem pela secretaria do Legislativo foi estabelecida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 21, com relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que classificou o recurso como "incabível".
Com o afastamento, o vice-presidente do Legislativo, Neurisvan Lucio Azevedo (MDB), o Van do Negavan, assumiu ontem a presidência da Casa de Leis. "Acredito que não teremos muitas mudanças até porque ficarei no cargo por três meses. Amanhã (hoje) temos uma reunião com todos os vereadores para definir o que será feito. Acredito muito no grupo", afirmou o vereador.
Os suplentes José Eloi (PSD), o Zico, e Edson Roberto Almeida Fontes (PHS), o Edson oh Gloria!, devem substituir os vereadores afastados, de acordo com a assessoria de Imprensa do Legislativo. A posse está prevista para a sessão ordinária na próxima terça-feira. Segundo a nota divulgada, Bruna Rafaela Mendes Talacio, a Bruna do PAT, deve ser empossada no lugar da vereadora Ângela Sanches (PSD), que ocupa a Diretoria da Promoção Social.
A nova composição da Mesa Diretiva foi definida ontem. Além de Negavan, Luiz Carlos Alves Dias (PR), o Luizão Arquiteto, agora é o vice. Benedito Gabriel da Silva (PRB), o Gabriel da Água, assumirá como primeiro secretário no lugar de Platz, afastado pela Justiça, e Márcio Pinho (PSC), como segundo secretário.
Histórico
Mesmo com o longo processo, de acordo com a biografia disponível no site da Câmara de Santa Isabel, Galbiatti (PSD) já foi secretário de Esportes e de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade em gestões anteriores. Platz também respondeu pela pasta de Esportes e Turismo e está em seu quinto mandato.