A Secretaria Municipal de Transportes assinou ontem a ordem de serviço para estudos de planejamento viário em diversas regiões da cidade. O trabalho, que será feito pela empresa Oficina Consultores Associados, engloba a realização de estudos para a melhoria da mobilidade urbana, com foco no trânsito e no transporte coletivo.
"Mogi das Cruzes é uma cidade que vem crescendo a cada dia e, com isso, é importante que seja realizado um planejamento contínuo e detalhado buscando a melhoria na mobilidade urbana da cidade. Estas ações devem compreender melhorias em pontos que apresentam problemas no trânsito e também medidas para a melhoria do atendimento do transporte coletivo", explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
O secretário lembrou ainda que a execução dos projetos é importante para que a prefeitura possa buscar recursos para novos investimentos em mobilidade urbana. O trabalho que será realizado compreende um estudo da região da praça Kazuo Kimura e da avenida Francisco Rodrigues Filho, na Nova Mogilar. A avenida Francisco Rodrigues Filho é uma das principais vias de ligação entre a região leste (Cezar de Souza, Botujuru e Sabaúna) com bairros centrais. A ação também prevê estudos sobre a extensão da rua Professor Álvaro Pavan até a rua Antonio Vergaças, no Socorro. Além disso, também será levantada a conexão deste corredor com as avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e João XXIII. Este estudo também levará em conta a futura instalação da unidade do Sesc na área do Centro Esportivo do Socorro.
O terceiro ponto de estudo compreende a saída do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio na avenida Governador Adhemar de Barros, além das travessias em nível da linha férrea na rua Campos Sales e na avenida Cavalheiro Nami Jafet. Outra atividade que será realizada em Jundiapeba, é o levantamento da região central do distrito, próximo à estação ferroviária.
O contrato com a empresa tem investimento de
R$ 142,9 mil, com prazo de cinco meses para execução.