A noite de ontem foi de comemoração para a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), que celebrou os 15 anos da entidade. O evento aconteceu em Mogi das Cruzes e reuniu empresários e autoridades da região, que puderam prestigiar homenagens à empresas parceiras e associados.
O distrito é considerado um potencial econômico e industrial, sendo localizado em uma área de 15 milhões de metros quadrados, com 6 milhões de área ocupada e 9 milhões de área disponível. Sem fins lucrativos, a entidade "visa fortalecer o setor empresarial local, fomentando o desenvolvimento através de projetos, serviços, ações e soluções socioeconômicas", segundo a missão do grupo.
A Agestab foi criada no ano de 2003 e hoje é presidida por Osvaldo Baradel. Ao todo, são mais de 50 indústrias instaladas nas proximidades, às margens da rodovia Ayrton Senna (SP-70), o que torna a localização do distrito privilegiada. Das empresas instaladas no Taboão, estão a Kimberly Clark do Brasil, Gerdau Aços Longos e General Motors, por exemplo.
Para o deputado estadual Marcos Damasio (PR), ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Mogi, a logística do Taboão favorece as indústrias, fazendo com que o local se torne um potencial. "A Agestab está completando 15 anos e as indústrias têm uma localização privilegiada. São 15 milhões de metros quadrados de área industrial, o tamanho da cidade de São Caetano, onde pode ser instalada todo tipo de empresa. A logística favorece pelo fato de estar entre a Trabalhadores e a Dutra, fica a 40 minutos do aeroporto de Guarulhos, próximo à capital e próximo do Litoral", ressaltou.